top of page
  • Solucoes Ambientais

Saúde do Solo: O que é a saúde do solo?



A saúde do solo é definida como a capacidade continuada do solo de funcionar como um ecossistema vital que sustenta a vida e a produção de plantas, animais e seres humanos. O gerenciamento da saúde do solo foca o uso de recursos para estabelecer a manutenção da capacidade produtiva contínua, sem passar pela degradação.

O fundamento básico que norteia as condições vitais da produtividade do solo é a manutenção de sua biodiversidade. O gerenciamento da qualidade do solo é visto como um ecossistema vivo.

O solo é um ecossistema que pode ser gerenciado para promover o desempenho fisiológico necessário para a planta buscar nutrientes, absorver e reter a água, para que assim, possa chegar ao ponto de colheita com alta produtividade.

Um solo saudável apresenta pleno desempenho em pelo menos cinco funções essenciais:

  1. Regulação de água – O solo saudável efetivamente contribui para o ciclo hidrológico que permite aeração, evaporação e armazenamento de água .

  2. Manutenção da vida vegetal e animal – Um solo em boas condições possui permite enorme diversidade de microrganismos e a reprodução dos seres vivos (fauna e flora).

  3. Filtragem e tamponamento de poluentes em potencial – Os minerais e microrganismos no solo são responsáveis ​​por filtrar, tamponar, degradar, imobilizar e desintoxicar materiais orgânicos e inorgânicos, incluindo subprodutos agrícolas e poluentes atmosféricos.

  4. Ciclagem de nutrientes – Carbono, nitrogênio, fósforo e muitos outros nutrientes são armazenados, transformados e reciclados no solo.

  5. Estabilidade física e suporte – A estrutura do solo fornece um meio para as raízes das plantas, para a vida animal e suporte para estruturas e atividades humanas.


Na prática, o gerenciamento da saúde do solo significa promover uma ativação positiva do sistema de produção. Investir na qualidade física e biológica da cobertura, no uso restrito de agrotóxicos pelo manejo integrado de pragas, doenças, mato e nematóides e no uso de produtos biológicos. É fundamental buscar a biodiversidade vegetal na rotação da cultura, além da qualidade na correção e fertilização. Nunca deixar de monitorar, corrigir e avaliar as condições de vida no solo.

Nossos fertilizantes orgânicos (AduBio®) promovem o reequilíbrio do solo, criando um ambiente propício para o desenvolvimento das plantas. Esta melhora ocorre na recuperação do solo melhorando as propriedades FÍSICAS, QUÍMICAS e BIOLÓGICAS.

Seus benefícios vão além de entrega de nutrientes essenciais para o desenvolvimento e nutrição das plantas, proporciona a liberação lenta de nutrientes, e aumenta a capacidade de retenção de umidade no solo, além disso, por sua origem de fonte orgânica, apresenta alto conteúdo de carbono orgânico e alta CTC, por consequência, o AduBio® melhora as estruturas físicas e o arejamento do solo.


Fonte: https://febrapdp.org.br/noticias/779/gerenciamento-da-saude-do-solo


123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page