top of page
  • Solucoes Ambientais

Cultura do Alho e da Cebola


O alho é um dos temperos mais utilizados nas cozinhas por todo o país. Ele pode ser ingerido cru, cozido ou assado. O seu cultivo requer uma série de cuidados específicos e pontos de atenção para garantir um ótimo desenvolvimento e colheita.


Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o alho pode ser cultivado em diversas regiões climáticas. Porém, nas mais quentes e chuvosas o plantio de alho pode ser um pouco mais difícil.


A temperatura ideal para o plantio de alho é característica de climas amenos durante o desenvolvimento das plantas e formação dos bulbos, seguido de meses mais quentes para a maturação correta dos bulbos.


O solo ideal para plantio do alho e da cebola deverá ser um solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Plantio de cebola é sensível à acidez do solo, desenvolvendo-se melhor em pH entre 5,5 e 6,5.


Para aplicação de adubação nitrogenada, recomenda-se adubação parcelada, visto que o excesso de nitrogênio pode causar o pseudoperfilhamento na culura de alho. Neste caso a dosagem recomendada no nitrogênio deve ser parcelada, sendo 1/3 no plantio e o restante dividido, metade aos 30 dias e a outra metade 60 dias após a emergência.


Quando feito adubação nitrogenada com AduBio, esse risco é quase zero, pois o AduBio possui uma liberação lenta de nutrientes, No caso de adubação com o AduBio granulado ou pó, a liberação do nitrogênio e outros macro e micro nutrientes presente na sua composição, ocorrem durante um período de até 6 meses para o AduBio granulado e 3 meses para o AduBio em pó.


Com a liberação lenta de nutrientes, a recomendação pode ser feita em uma única aplicação no preparo do solo, com fertilizante nitrogenado orgânico (AduBio). Neste sentido, recomenda-se aplicar de 300 a 500 kg/ha de AduBio para as culturas de alho e cebola, dependendo da análise de solo e da produtividade esperada.


Geralmente o plantio é realizado no outono já que as melhores cabeças colhidas normalmente são plantadas nessa estação. Nas regiões mais frias, pode ser plantado no fim do verão, no começo do outono ou no início da primavera.


Em regiões com inverno ameno, o plantio pode ser feito no outono ou no inverno. Para cultivo em regiões mais quentes, os dentes de alho podem ser armazenados sob refrigeração – 0°C a 10°C – pelo período de um ou dois meses antes do plantio definitivo ser realizado.



Já a cebola possui fitoquímicos e vitamina C que ajudam a melhorar a imunidade, agindo na prevenção de diversas doenças como o câncer. Contém cromo que regula o açúcar no sangue e diminui a produção de colesterol ruim (LDL) mantendo nosso coração mais saudável.

A colheita da cebola varia muito, podendo estender de 85 dias até 300 dias dependendo das condições do ambiente e da cultivar utilizada.


Para consumo imediato, quando não é necessário armazenamento, os bulbos podem ser arrancados em qualquer estágio de desenvolvimento e a indicação é que deixe a cebola sem irrigação (secando) de 3 a 10 dias antes da colheita.


Para armazenar a cebola, após o período de secagem, observe os seguintes indicadores para a colheita: amolecimento da região inferior do pseudocaule (pescoço da muda) e tombamento da parte aérea da planta sobre o solo. As folhas devem estar amarelecidas ou secas.


Fontes:

299 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page