top of page
  • Solucoes Ambientais

CULTURA DO CAFÉ!

Os macronutrientes mais exigidos pelo cafeeiro são o nitrogênio (N) e o potássio (K) e comumente são adicionados à adubação de cobertura no pós-plantio, de forma parcelada, devido à alta lixiviação de ambos no perfil do solo e da alta volatilidade do nitrogênio. Relatamos aqui as técnicas mais relevantes para a adubação nitrogenada com AduBio® (11% de nitrogênio) para as fases de pós-plantio do cafeeiro (adubação de formação, de vegetação e de frutificação).

O AduBio® é um fertilizante orgânico (Fertilizante Orgânico Composto Classe B) caraterizado pelo alto teor de nitrogênio orgânico, e outros macro e micronutrientes, de liberação lenta para as plantas.


Adubação de formação

A adubação de formação, ou seja, aquela realizada após o plantio nos próximos dois anos, leva em consideração a fertilização procedida na cova de plantio. A adubação nitrogenada com AduBio® deve ser realizada após a primeira chuva após o plantio. Cabe acrescentar que as quantidades do nutriente diminuem por planta e aumentam por área,

na medida em que a lavoura se torna mais adensada. O AduBio® deve ser aplicado ao redor das plantas de forma a incorporá-lo ao solo para melhor mineralização/interação com os microrganismos.


Adubação de frutificação

A adubação nitrogenada não leva em conta a análise de solo. Utilizam-se as informações sobre a densidade de plantas, a eficiência do fertilizante e as necessidades para vegetação e frutificação. Com estas informações é possível fazer uma adequada indicação para adubação nitrogenada para plantas em produção. Para adubação nitrogenada (N), a dose será definida com base na produção esperada. O AduBio® é fonte de nitrogênio orgânico, podendo ser feito uma única adubação antes da florada, pois a liberação lenta de nutrientes conferi um adequando fornecimento de nitrogênio por até 4 meses, sem perdas por volatização quando aplicados corretamente.

As quantidades de AduBio® recomendadas podem variar de acordo com a análise de solo, após diagnosticar suas reservas. A recomendação para o fertilizante AduBio® é de acordo com a necessidade de nitrogênio da cultura bem como a capacidade produtiva através do sistema escolhido. Fica o alerta de que as plantas necessitam também de outros nutrientes, principalmente o fósforo e o potássio para um bom equilíbrio nutricional da planta. O AduBio® é fonte de nitrogênio orgânico e possui ainda outros macro e micronutrientes em pequenas quantidades.

Recomenda-se incorporar/misturar o AduBio® ao solo ou deve ser espalhado debaixo da saia do cafeeiro, onde há maior concentração de raízes absorventes. A adubação será mais efetiva, se feita dos dois lados da planta.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page